segunda-feira, 11 de julho de 2011

Milagre nos Andes

Finalmente, por esses dias, terminei de ler o livro “Milagre nos Andes” escrito por Nando Parrado, um dos sobriveventes do trágico acidente ocorrido nos Andes com o time de rúgbi uruguaio, que estava a caminho do Chile.
Após 30 anos do ocorrido, Nando Parrado descreve como foram os dias (e noites) frias e de agonia que passaram na montanha. O livro foi escrito com a ajuda do escritor Vince Rause

Foto retirada do site Parrado.com
[Se você não conhece a história (totalmente improvável), tome cuidado, pois esse post contém Spoiler hehe, brinks, mas o que realmente importa ao ler o livro, são as sensações que ele te passa.]

O avião Fairchild da Força área uruguaia partiu de Montevideo com 45 pessoas (jogadores do time Old Christians, amigos e familiares dos jogadores e tripulantes) a bordo para o Chile no dia 12/10/1972, teve que parar em Mendoza na Argentina devido ao mau tempo, e na tarde de 13/10/72 seguiu rumo a Santiago, mas a viagem foi interropida. Devido ao mau tempo, o avião foi perdendo altitude e acabou batendo no pico de uma montanha (Monte Seler, nome dado por Parrado após o acidente), o que fez a parte traseira do avião ser desprendida, e depois, o avião acabou se chocando com uma geleira. No acidente morreram 13 pessoas, e durante a primeira madrugada, mais 3.

Nando ficou em coma por três dias após o choque da aeronave com a montanha, e quando acordou, descobriu o que estava acontecendo, soube que sua mãe, Eugenia (que também estava no voo), havia falecido e que sua irmã caçula, Susy, estava muito mal, além de saber que perdeu seu melhor amigo.
A forma como ele descreve os acontecimentos é triste, mas verdadeira e sem sensacionalismo.

Eles passaram os dias na montanha com a esperança de que o resgate chegasse, mas após 8 dias, eles ouvem num radinho de pilha que as buscas foram canceladas, que seria impossível que ainda houvesse algum sobrevivente nas condições climáticas dos Andes. (as buscas foram dificultadas devido as coordenadas erradas passadas pelo piloto antes da queda) 
Com os dias passando, o vinho e a comida acabaram, e como conseguir proteína para tentar escalar as montanhas para a fuga, sem outro recurso, além dos corpos já falecidos? Sim, isso mesmo. A primeira vez que ouvi sobre isso, fiquei pensando “ui, credo”, mas ao ler o livro, você entende que era a única forma de sobrevivência, não existia outra maneira. Mas como eles mesmos disseram (assim como os parentes dos mortos), a morte dos seus amigos tiveram algum significado para os que viveram.
Se ainda não bastasse tudo isso, quando eles já estavam se “acostumando” com a vida nos Andes, uma avalanche atinge a fuselagem, e mais 6 pessoas acabam falecendo, incluindo Marcelo, que tinha o papel de líder do grupo. Somando todas as mortes durante os 72 dias, foram 29.

Após tentativas de escalada, em 12/12/72, Nando, Roberto Canessa e Tintin (Antonio Vizntín) partem para oeste em busca de ajuda, Tintin volta para o avião, pois descobrem que a caminhada seria mais longa do que eles imaginavam. 
Uma "caminhada" (escaladas, descidas, frio, cansaço, fome, sem equipamentos adequados...) de 100km, nas condições que eles se encontravam foi algo totalmente inacreditável. A chegada no rio, o encontro com Sergio Catalán, o papel na pedra... esse é uma das melhores partes do livro.
"Vengo de un avión que cayó en las montañas..."

Logo após de terminar de ler o livro, assisti o filme Vivos (Alive, 1993), nossa, ler o livro é muito melhor! (Obs: o livro foi escrito depois - lançado em 2006)
Nando consegue descrever de maneira única os momentos mais difíceis que passaram na montanha, o medo, a angustia, incerteza, e também, tirar lágrimas nossas, como quando descreve o reencontro que teve com sua irmã mais velha, seu cunhado, e seu pai, Seler Parrado, a principal força para ele sair vivo dos Andes.
Alguns dos sobreviventes descansam ao sol, fora da fuselagem do avião:
Foto retirada do site Viven
Não consigo me imaginar em uma situação tão extrema quanto essa, mas esses mesmos 16 sobriviventes também não se imaginavam, e de forma surreal, eles suportaram os 72 dias na montanha, e viveram para poder nos contar essa história. Eles eram jovens, sem muita experiência e conhecimento, mas foram criativos, trabalharam em equipe, união, houveram lideranças no grupo, se organizaram. Foram corajosos, mesmo com a morte tocando nos seus ombros (como o Nando descreveu), foram perseverantes, tiveram fé. Claro que houveram discussões, mas isso não vem ao caso.

No resgate dos mineiros soterrados no Chile, alguns dos sobreviventes foram na Mina San José, conversaram com os mineiros e seus familiares, deram forças, e pediram para que não desistirem de buscar os 33 mineiros.
E os 16 sobreviventes se reúnem todos os anos, em 22/12 para comemorar o aniversário, pois em 22/12/72 nasceram de novo.
Já existem mais de 15 livros, 3 filmes, 9 documentários,...sobre uma das (se não a maior) maiores história de resistência humana!
O site dos sobreviventes é bem interessante e bacana: http://www.viven.com.uy
Tem também o site do próprio Parrado: http://www.parrado.com
Milagre nos Andes é um relato extraordinário! Fica a dica para ler esse livro, uma história trágica de superação, mas fantástica. 
"Todos temos nossos próprios Andes" [Nando Parrado]

Um comentário: