sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jesse y Joy

Iria fazer um post sobre o Emmy, mas ainda não assisti inteiro, tava viajando domingo e não consegui ver tudo, mas vou ver a gravação, ultimamente desisti de assistir filmes e só estou nas séries mesmo. (tá, e daí?!) hehe
Entonces... a poner un poquito de sabor guacamole por aca! jeje
Falar um pouco de música latina! Sempre ouvi muita música latina, e ultimamente mais que o normal, na verdade, não mais que o normal, sempre ouvi bastante. hehehe
E uma das bandas (ou dupla, ou como queira chamá-los) que venho ouvindo bastante e já faz alguns anos, acho que escuto eles desde 2006 ou 2007, são os irmãos Huerta, Jesse y Joy, e ultimamente escuto e muito, principalmente que finalzinho de 2011, eles lançaram o seu 3º cd, o excelente ¿Con Quién Se Queda El Perro?
Ótimas composições (pelos próprios), melodias gostosas de se ouvir, ótimos sons de violões, guitarras e pianos (guitarra e piano por Jesse), e a voz da Joy que também não tem como cansar de escutar.
PS: O Jesse é o menino e a Joy é a menina. hehe
Com o primeiro cd, Esta Es Mi Vida (esse já perdi as contas de quantas vezes escutei) de 2006, eles ganharam Grammy e começaram a marcar seu nome no cenário musical mexicano, e consequentemente, latino. Esse cd tem um dos temas da minha vida, Esta Es Mi Vida, cada frase se encaixa com a minha vida. hehe
Outra preciosidade é Espacio Sideral, aqui pra quem é “gringo”, a versão em inglês. Volveré e Ya No Quiero são outras das minhas preferidas. 
Esse disco é o mais romântico, bonitinho deles, e mesmo assim, muito bom.

"No entiendo de política, soy fan del rock and roll
Se que me critican por ser como yo soy
No vivo en el mañana yo vivo el dia de hoy
Que digan lo que quieran, yo soy como soy" (Esta es mi vida)

Também fizeram a música Esto es lo que soy, tema da novela mexicana Las tontas no van al cielo, e aí ficaram mais famosos ainda. A novela já foi exibida no Brasil. E também tiveram músicas em novela brasileira, Dulce Melodia e Mi Sol, na novela da Record “Bela, a feia”, não via essa novela, mas tocou por lá. hehe
"Un segundo en esta vida puede cambiar tu rumbo, cortar tus horas para lentamente bajar tu mundo.
Amar es el disfraz para nada llevar al limbo, perder el miedo para nuevamente trazar tu rumbo."

O segundo disco (de 2009) já veio um pouco mais, como posso dizer, elétrico?! hehe, Electricidad, mais guitarra, mas ainda com composições mais românticas. Não chegou a ter o destaque que teve o disco “Esta es mi vida”, mas pra mim continua sendo muito bom, é um pouquinho mais adulto, por assim dizer. Destaque para Si te vas, Chocolate, a própria Electricidad, a sonoridade em Quedate,... e as outras tbm. 
O clipe de Chocolate é tão tão hermoso! :-)
"Hoy dejamos todo atrás cuando amanezca veras que con luz todo es diferente" (Nuevo Día) 
"...en esta vida todo acaba. Nada que arreglar, lo hecho, hecho esta, la fiesta ha sido cancelada." (Nunca dijo que no!)
No vídeo acima, um resumo de cada música do disco CQSQEP, enquanto eles caminham.

E com o lançamento do terceiro disco, ¿Con Quién Se Queda El Perro? em 2011, eles se firmaram de vez entre os melhores artistas mexicanos (e latinos), e talvez, o melhor nome da música mexicana no momento. O disco foi gravado em Londres, e teve como produtor Martin Terefe, que já trabalhou com Paul McCartney, KT Tunstall, Jason Mraz, Martha Wainwright,...    
É só prestar atenção na sonoridade do terceiro sensillo (single) deles desse disco, La de La Mala Suerte, o som da orquestra ao fundo, coisa de primeira!

"Por qué siempre soy yo la de la mala suerte?"...
Y no, ¿y para que pedir perdón? No es correcto, no puedo compartir lo que no se me dio" (La de la mala suerte)

Composições mais pra tristes do que alegres ou românticas, claro neh, como o nome do disco sugere. O que o disco 21 da Adele tem de dor cotovelo, esse tbm tem, mas de uma forma mais “divertida” e de "bola pra frente".
Aí é difícil decidir quais músicas são as melhores nesse disco, cada uma tem uma qualidade específica, gosto de todas. E gosto principalmente do piano de Jesse nesse disco, muito mais usado, e ainda melhor sonoramente.
Aquí Voy também já se tornou tipo um hino pessoal meu, ¿Con Quién Se Queda El Perro? é excelente, assim como Cómo No, adoro o certo tom de deboche de Joy no refrão nessa. ¡Corre! não poderia ser mais triste, mas é ótima, e o clipe, ficou excelente, dirigido pelo Pedro Torres (o cara por trás de Mujeres Asesinas) e estrelado pelo "rico" Gonzalo García Vivanco (:-D)!
"Han sido tantas despedidas que en verdad, dedicarte un verso más está de más.
Así que, corre como siempre, que no iré detrás" (¡Corre)

O clipe de Me Voy ficou uma preciosidade! Eu ia escolher só um ou 2 clipes deles pra postar aqui, mas não consegui... é que eu gosto de todos, me deixa!

"Malvado lobo, te disfrasaste de indefenso animal, quíen iba a pensar...
Ay harta de ti ya estoy, me dieron fuerza las caidas y ya sanaron las heridas.
Ya no te daré lo que me pidas, te daré lo que mereces, me voy, sin decirte adiós" (Me Voy)

"Aquí voy, algo insegura pero voy haciendo malabares pa'pagar la renta de hoy.
Que venga más, yo aguanto eso y más, perdida, afinada aunque desubicada, yo llego hasta el final." (Aquí Voy)

"Jurabas que sin mi te morirías, explícame porque sigues aquí. Aquí tus palabras ya no tienen más valor, espero que aprendas tu lección. Amarra tu lengua y ponle pies al corazón..." (Como no)

"Cuanto tiempo tardará, ¿O no es para todos? ¿Por qué de mí se esconderá? ¿Dónde está?
Quiero amar y sin pensar entregarlo todo, quiero que mi corazón intercambie su lugar con el de alguien especial" (Me Quiero Enamorar)

"Se mira en el espejo sin gustarle lo que encuentra, ella quiere hacer notar que es más de lo que aparenta. Llena de inseguridad, tiene tanto para dar" (Perfecta)

E pra fechar o disco, uma música romântica das mais fofas que eu já ouvi, Una En Un Millón.
"No, no, no hay, no hay nadie mejor, eres la crema en mi café, la cereza del pastel.
No, no, no hay mejor sensación, eres el agua de mi té,té,té, por ti soy una en un millón.
Siempre presumiendo que te gusta el rock, pero sé que Arjona pone en tu ordenador..." (Una En Un Millión)

O disco está concorrendo a seis Grammy Latinos, em álbum do ano, melhor álbum vocal pop contemporâneo, gravação e canção do ano com "¡Corre!", melhor vídeo musical com "Me voy" e produção do ano pelo disco.
Agora eles estão preparando um disco em inglês, e podem ficar tranquilos que o inglês deles não é aquele inglês forçado de povo latino (do tipo “and oscars goes tuu” hehe), é um inglês soando mais ao natural, eles são filhos de um mexicano com uma americana nascida em Wisconsin (quando leio esse nome já me lembro do Ashton Kutcher berrando Hello Winsconsin em That 70´s Show hehe).
"Si tú te vas y yo me voy, ¿con quién se queda el perro? 
Si quieres llévate el Picasso, que al cabo es una imitación y dime quien se queda con los restos de este amor" (CQSQEP) 

Agora é aguardar que a turnê CQSQEP passe pelo Brasil!! Nessa semana o programa The Contdown no canal SonySpin foi com eles (geralmente esse programa mostra as bandas que tão vindo ou estão para vir ao Brasil - eu tava terminando esse post quando começou o programa). E eles também fizeram uma promoção com uma marca de automóveis no México pra fazer com que 2 fãs sejam seus empresários na turnê sul-americana e nas imagens aparece Rio de Janeiro, então Jesse y Joy, sejam bem vindos!!

Os hermanitos são simpáticos, divertidos (dá pra constar no Videoblog no canal do youtube deles), atenciosos com o público (e entre eles mesmos), talentosos, e de forma simples, fazem música de alta qualidade e ótima de se ouvir. Ah, e eles tem o Pato Juan!!
E abaixo onde dá pra acompanhar mais sobre eles:
Sitio Oficial + Facebook + Canal no Youtube + ITunes
Twitters: @jesseyjoy e @solamentejoy

Por enquanto é isso, o próximo post sobre música latina será de um cantor que estará pelas redondezas... ni puedo creer!!! Venga mi querido!! jijiji
Hasta luego!!

2 comentários:

  1. legal o seu blog... mas muito hehe, jiji, jeje d+

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este post Alana!
    OBrasil precisa conhecer mais os artistas latinos, uma vez que são muito talentosos, esses dois por exemplo, são muito bons, Joy com uma voz doce que ao mesmo tempo é poderosa, passa emoção como nenhuma outra e Jesse talentosíssimo, toca muito todos os instrumentos possíveis. Atualmente me encontro viciada pela musica deles e estou esperando ansiosamente por um show deles aqui no Brasil. Bjos

    ResponderExcluir