quarta-feira, 5 de agosto de 2015

The Who Hits 50! em Amsterdam!!

02/07/15 – Ainda parece que não caiu a ficha que vi The Who na minha frente!
Fotos: Alana Pahl
Assim como aconteceu no show do Paul McCartney que fui em Amsterdam, o mesmo aconteceu com The Who, estávamos com a passagem para voltar ao Brasil comprada já no início do ano, então The Who anuncia show em Amsterdam no dia que ainda estaríamos lá! Nem pensamos 2 vezes, compramos os ingressos logo que abriram as vendas. Uma banda que você sempre quis ver, que nunca tocou no Brasil, e infelizmente do jeito que as produtoras daqui são, nunca tocará (espero estar errada), com um ingresso até que “barato” comparado ao que pagaria no Brasil. Acho que um ingresso deles aqui no Brasil na premium não sairia por menos de 700 reais, ou 800, aí inclui mais a passagem do interiooor onde moro pra cidade grande e mais o hotel.
O show inicialmente seria no dia 01/07, mas devido ao show deles em Paris no dia anterior, acabou depois sendo transferido para o dia 02/07, acabamos tendo um contratempo porque ficamos sabendo meio que em cima da hora, mas no fim deu tudo certo.
O local do show foi o Ziggo Dome, o mesmo do Paul, aí já estávamos familiarizadas com metrô, local, entrada e tals. Chegamos na fila perto das 6pm para o show que começaria as 9 e acabamos pegando um ótimo lugar, tipo terceira/quarta fila na frente do Pete! Aí que amei shows na zoropa! Mas antes tive um quase ataque cardíaco quando os seguranças me atrasaram porque queriam que eu guardasse minha câmera no locker achando que ela fosse câmera profissional, gente, ela é meio grandinha, mas não tem nada de profissional não. Fui em direção ao locker, mas aí quando vi que não estavam mais olhando dei um jeitinho brasileiro e me mandei para o palco. Se não fosse para usar, só deixaria guardada na bolsa e não perderia mais tempo para guardar a câmera neh. Sorte que minha irmã e um casal de brasileiros que conhecemos na fila estavam me esperando num ótimo lugar, pertinho do Pete!

Um pouco antes da 8 começou a banda de abertura, a americana The Last Internationale, que faz um ótimo som, e já chegou querendo mostrar que entendem do que fazem. A vocalista e baixista tem um baita vozerão ao vivo, o guitarrista não parava quieto e tocava muito, assim como o baterista. Dá uma conferida no canal deles no youtube e aqui tem o show deles no Rock Werchter desse ano.
Antes de começar o show o telão era tomado por fatos da história do The Who, como os integrantes, os “novos” integrantes, músicas, figurino, “joguinho” para adivinhar uma música pela foto... e uma mensagem que eu amei! Pedindo para que o público não fumasse, principalmente quem estava mais perto do palco, já que Roger é alérgico e isso poderia prejudicar a voz dele. E no final a mensagem dizendo pra comer um "daqueles" bolinhos.
E finalmente The Who sobe ao palco! Com algumas falas de Pete Townshend dando boas vindas e dizendo que depois do show teriam umas férias, já que era o último show da The Who Hits 50! Tour, para ser seguido por Roger Daltrey cantando já um clássico!! Who Are You! Na verdade o show inteiro foram só clássicos neh, setlist de uma turnê comemorativa dos 50 anos de uma banda como The Who não poderia ser diferente!
Teve The Seeker, Em The Kids Are Alright Roger introduziu a música falando sobre as escolhas que teve que fazer entre família e a música. 
Vou tentar não comentar todas as músicas porque senão vai ficar muita encheção de saco cansativo, mas dá vontade, só aqueles clássicos que você está há anos escutando, de uma banda que marcou o rock, e achando que nunca teria a chance de presenciar isso ao vivo! Vou citando as músicas na sequência, I Can See for Miles, Pictures of Lily (Lily oh Lily!), a que remete aos “melhores tempos” (nostalgia, me deixa) de barzinhos em Joinville, My Generation! Pete antes de começar a música diz que espera que todos saibam a próxima música e Roger responde “Hope I do!” hehe. Surreal ver essa ao vivo tocada por quem compôs depois de tanto ver bandas fazendo covers, epic!!
Behind Blue Eyes fazendo com que qualquer outra versão feita por aí seja esquecida! Bargain, Join Together (WITH THE BAND!!), You Better You Bet, I'm One, Love, Reign O'er Me (botando a garganta do Roger pra trabalhar), Eminence Front, Amazing Journey e Sparks.

Aí vem uma daquelas que levantam os pelinhos dos braços, a batida rápida da intro no violão: Pinball Wizard! Incrível ao vivo! Seguida direto por See Me, Feel Me!
Outra que arrepia, não só a intro, inteira mesmo, Baba O’Riley! Fantástico mesmo, tudo! E com direito a solo de gaita de Roger. Era uma das que mais queria escutar ao vivo, de todas as músicas, e agora está feito! Valeu a pena esperar! E fechando a noite, mais um (óbvio), clássico! Won't Get Fooled Again!
Roger teve problema com o microfone bem ao final de Won't Get Fooled Again, o som mal saía, chamava os roadies e nada, Pete cantou a parte dele, e ainda nada dos roadies, aí Roger putaço jogou o controlador no chão. Não sei se teria mais uma música, acredito que não já que We Won’t... geralmente fecha o setlist, mas com esse problema no microfone, tirou um pouco daquele efeito de sensação boa ao final de um show e deu um ar de quero mais. Mas acho que a sensação de quero mais ficou por ser um show de 2hrs. Uma turnê comemorativa de 50 anos deles deveria ter umas 3 horas. Mas tô aqui reclamando de boca cheia, foi um puta baita de um show!!

Apesar de não terem tocado I Can’t Explain (que era a música de abertura na maioria dos shows anteriores dessa turnê) e Substitute (essas duas deveriam ser obrigatórias neh), valeu a pena presenciar todos esses outros clássicos e ter visto Roger Daltry girando o fio do microfone daquele jeito único e ver que ainda canta muito, Pete Townshend rodando os braços ao tocar guitarra e fazendo parecer que tocar guitarra é uma coisa tão simples, Pino Paladino daquele jeito com postura sériazona e sendo um dos melhores baixistas da atualidade e Zak Starkey, meldels o Zak! Toca muito!! Acho que é o melhor baterista que já vi ao vivo, sério! Também neh, filho de Ringão e afilhado do único Keith Moon, que pra mim foi e é o melhor baterista que já teve, e aprendeu a tocar com o “dindo”, estilo e forma de respirar bem semelhantes ao do Keith!  
Os “originais” John Entwistle e Keith Moon foram lembrados durante o show claro, Keith ainda mais, com imagens dele no telão em música como Behind Blue Eyes. Dava até vontade de chorar tipo Something no show do Paul quando mostram fotos do George.

Mesmo com a magnitude que The Who tem no cenário da música mundial, parece que ainda estão tocando em algum pub pequeno no início da carreira, conversam com o público, entre si, riem, falam sobre as canções, apresentaram praticamente todas as músicas, um clima muito amigável.

Não teve aperto como no show do Paul, aliás não teve nada de aperto, tava bem tranquilo, tirando uma mulher na minha frente que não parava de filmar o show inteiro com o celular, o resto foi bem de boas. E como já disse no post anterior, o som, iluminação e estrutura do Ziggo Dome são excelentes.
Só fiz esses 3 vídeos do post no show inteiro, só 3, primeiro porque o microfone da minha câmera é horrível quando tem muita batida na música e segundo, nem lembrei, tarra curtindo! rs
Pegar férias em junho na europa é ótimo, tirando a parte financeira que te ferra! Pegamos Paul e The Who em Amsterdam e poderíamos ter pego Paul em Paris também, estaríamos lá no mesmo dia, assim como The Who no Hyde Park. Minha irmã foi no Blur no Hyde Park e Suede em Bexhill (não fui porque já tinha visto e não queria gastar), poderíamos ainda ter pego Strokes no Hyde Park, pegamos só a galera saindo do show no metrô, Franz Ferdinand, Take That, Glastonbury,... e até tentamos comprar ingressos para o Rock Wercther pra ver Kasabian, mas já tava esgotado quando tentamos.
É isso! E The Who, que façam mais turnês ou que pelo menos ampliem essa e E Please Come to Brazil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário