sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um domingo no Château de Versailles

Fotos: minhas

Cedemos algumas horas dos nossos poucos dias em Paris em junho de 2015 para fazer um programa de domingo diferente: visitar o grandioso Palácio de Versailles! Por se tratar de um domingo, talvez escolhemos o pior dia para essa visita, muito cheio, mas era o que tinha para a gente.
Pela manhã, antes de sairmos de Paris, quase fomos atropeladas por uma maratona que acontecia na rua do nosso hotel, um pouco de aventura para tentar atravessar a rua no meio dos corredores para entrar na estação de metrô. Pegamos o metrô até a estação Invalides para dali pegar o trem até a estação de Versailles, que custou em torno de 10 euros cada passagem de trem (o RER). (PS: tem também um trem temático que recria o interior do palácio, mas não sei de onde ele sai, sorry). Estávamos meio perdidas devido a falta de placas e informações, mas fomos no tradicional “segue os turistas” e estávamos certas, e no fim, acabamos até dizendo para um casal japonês que era o trem certo mesmo.
Põe play e vem:

O castelo real francês fica localizado na "cidadezinha" de Versailles e o trajeto de Paris leva em torno de 1 hora, chegando lá, foi só sair da estação, andar um pouco e já estávamos na entrada do Palácio. Não precisamos comprar o ingresso porque já tínhamos o Museum Pass Paris, mas em Versailles o Pass não serve para ter fila especial, tivemos que pegar a fila geral como praticamente todo mundo, literalmente todo mundo! Você vai percorrendo a fila e vai ouvindo os mais variados idiomas, de sul a norte, leste a oeste do globo. Essa brincadeira de fila levou algo de 2 a 3 horas. 
Tive que assistir o filme Marie Antoinette da Sofia Coppola ao escrever esse post, já que boa parte do filme foi filmado nas dependências do Palácio e seus jardins. Fiquei pensando como ficam os coitados dos turistas que marcam uma viagem com antecedência, se planejam, e quando chegam ao local que tanto queriam visitar encontram ele fechado, ou pelo menos parte dele (passamos por algumas situações dessas nessa #zoropatrip). Aí logo no início do filme vi alguns desses turistas, na cena que Marie Antoinette chega pela primeira vez em Versailles, na Cour de Marbre, atrás de uma carruagem dá para ver a fila habitual da entrada do Palácio.


Cour d'Honneur - Entrada do Palácio de Versailles
Portão
Filinha

Bom, mas como não pegamos nenhuma filmagem, entramos pela entrada "normal" do Palácio após algumas horas de fila. Ahhh, claro que Lady Murphy estava trabalhando e uma parte da fachada do Palácio estava em obras. 
Château foi construído no século XVII pelo Rei Luis XIV, o Rei Sol. Na visita é possível conhecer os apartamentos do rei e da rainha, das damas, capelas, algumas galerias, muitas obras de arte e pinturas. Vai com calma porque tem muita coisa para ser vista e vai ter muitas cabeças na sua frente (e muita gente mal educada também rs). Passei a gostar ainda mais do povo brasileiro após entrar no palácio, vi que brasileiro é sim educado, respeita filas, não empaca no caminho por qualquer coisa, não fica segurando a porcaria do pau de selfie pra tudo que é foto...
Não vou ficar aqui falando de cada cômodo especificamente, até porque é muita coisa, muita história, mas realmente, o palácio é lindo, tanto por fora, quanto por dentro, assim como seus jardins. Realeza francesa ostentou muito e ostentou bem hein!
Um dos exemplos de história no Palácio foi a assinatura do Tratado de Versailles, que foi assinado na Sala dos Espelhos em 1919 pelas potências da Europa, dando fim a Primeira Guerra Mundial.


Cour de Marbre 
Galerie des Glaces
Galerie des Glaces
Musée de l'Histoire de France
Galerie des Batailles - Musée de l'Histoire de France
Nos aposentos do Palácio
Chambre de la Reine
Chapelle du Château

E os Jardins de Versailles, meldels! Para que tão grande??!!
O Museum Pass Paris não cobre a entrada aos Jardins, nesse caso é necessário comprar um ingresso a parte, para mim, com a carteirinha mundial de estudante saiu por 7 euros, se não me engano o preço normal é 9 euros. E depois de entrar é bom guardar o ingresso porque vai precisar na hora de voltar do Domínio de Marie Antoinette.
É uma delícia se perder pelos Jardins de Versailles, é enooorme mesmo, acabamos nem prestando atenção na Exposição de Artes que tinha quando fomos, (o Zeca Camargo postou bastante coisa bacana sobre as obras no instagram dele), decidimos seguir por dentro dos Jardins porque nosso objetivo era ir nas dependências (domaine) de Marie Antoinette.
Andamos por várias quebradas, muito verde, uma tarde de domingo bem bacana, e chegamos no início do Grand Canal de Versailles. Nesse espaço já não é mais necessário ingresso, e como era domingo, estava cheio de famílias e amigos curtindo um piquenique francês, que na França é só piquenique. Meew calaaboca!

Gran Canal

Mas ainda tinha um bom pedaço para andarmos, e quase morrendo (já estava nessa situação), pela Allé de la Reine chegamos ao Grand Trianon, aqui deu para entrar com o Museum Pass Paris.
Construído para ser o refúgio do Rei Luis XIV, é em estilo clássico francês misturado com italianismos, e claro, cercado por um lindo jardim. Parece "pequeno" comparado ao Château, mas particularmente gostei mais do Gran Trianon, por ter um estilo mais intimista e por ser mais fácil de se imaginar morando ali, parece tão confortável, com salas mais "úteis", muita luz e com lindas vistas das janelas. E por aqui geralmente não vem aquele comboio de turistas todos juntos que empacam tudo que é lugar. 


Pátio do Grand Trianon
Gran Trianon visto dos jardins
Galeria do Grand Trianon
Salon de Musique
Salon de famille de Louis Philippe

Galerie des Cotelle
Chambre de la Reine des Belges
Jardim do Gran Trianon

Saindo do Grand Trianon, seguimos para o Domaine de Marie-Antoinette, para entrar no Petit Trianon. Aqui também a entrada foi com Museum Pass. Do século XVIII, o Petit Trianon foi construído pelo Rei Luis XV para a sua amante, a Madame de Pompadour - Jeanne-Antoinette Poisson, e que depois, o Rei Luis XVI passou para a sua dona mais famosa, Marie-Antoinette. Via aquelas salas de música, de jogos, e só conseguia pensar: devia ser massa ser miga da Marie hein! E daí que o país estava em crise financeira, o importante era gastar com festeeenhas! Mentira, nem queria as party hard, só queria os macarons! Do que ainda ser da realeza se não é para isso??
Se gostei mais do Gran Trianon em relação ao Château, gostei ainda mais do Petit Trianon em relação ao Gran, ainda mais íntimo, parece "pequeno" mas tem de tudo e além do que envolve todo o Domaine! Tem capelinha, teatro, salas de músicas e jogos no palácio e nos domínios o Pavilhão Francês, uma construção com sala de música, jogos e para conversas, o Salão Fresco, que servia como uma sala de jantar de verão, o Templo do Amor cercado pelo Jardim Inglês, a Gruta de Marie-Antoinette, o Belvedere, que servia como sala de música, a aldeiazinha Le hameau de la Reine e com o palácio cercado por um lindo Jardim Francês. Moraria de boas ali rs.

Petit Trianon
Pavilhão Francês
Jardin Français
Jardin Français com o Pavilhão Francês ao fundo
Salon de thé
Cozinha do Petit Trianon
Salle du billard - Le Petit Appartement du Roi
Pavillon frais
No Domaine de Marie-Antoinette

É possível alugar carrinhos tipo de golfe para andar pelos Jardins, sai algo como 30 euros a hora, mas como estávamos só em duas decidimos que era melhor conhecer a essência dos Jardins de Versailles, a pé (ó a desculpa $$ hehe).
Para voltar ao Château acabamos pegando o trenzinho que circula pelos Jardins, que faz o trajeto Palácio > Gran Canal > Gran Trianon > Petit Trianon > Palácio , esse custa 4 euros o trajeto.


No trenzinho
Château de Versailles
Jardin de Versailles
L'orangerie
Parterre de Latone
Pelo Jardin de Versailles
Morrendo em Versailles rs

Ficamos mais um pouco pelos Jardins em torno do Château e saindo dali, andamos rapidamente pelas ruas em torno do Palácio para conhecer um pouco da cidade Versaillesque me pareceu ser bem bacana, bem estilo francês com flowers in tthe window, mesmo a gente tendo visto quase nada da cidade. rs
E como já era fim de tarde, seguimos para a estação para pegar o trem de volta a Paris. Como a maioria volta para Paris nesse horário de "pico", o ideal é já comprar a passagem de volta na ida para evitar as filas habituais de turistas.

Rue de Satory
Feirinha em Versailles
Alguma rua de Versailles

Au revoir Versailles, na próxima tento ficar mais de um dia por aí para aproveitar tudo com calma e sem cansar tantos os pés rs. E na próxima parada da #zoropatrip: London, baby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário