terça-feira, 20 de março de 2012

Colonia del Sacramento

Por esses dias, me vi arrumando o álbum de fotos da viagem ao Uruguay ano passado, e justamente por esses dias fez exatamente um ano que fomos para a encantadora cidade de Colonia del Sacramento. Como extraño!
Sabe aquela cidade com um aspecto pacato, simples, clima agradável, cheia de sombras de árvores... então, assim é Colonia.
Conheci a cidade sem guia turístico, ou seja, sem ter que acompanhar um grande número de pessoas e as vezes ficar pouco tempo onde gostaria de ficar mais tempo e coisas do tipo. Também fizemos a ida por terra, de ônibus intermunicipal, saindo de Montevideo, ao invés do tradicional Buquebus saindo de Buenos Aires e atravessando o Rio da Prata, que a maioria faz. 

Colonia del Sacramento é uma cidade histórica e reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade, fundada em 1680, como uma colonia do Império Português, alguns anos após do descobrimento do Brasil. Já mudou de domínio português/espanhol algumas vezes até ocorrer a independência do Uruguay.

A parte "contemporânea" de Colonia já valeria a pena visitar, ruas largas, sombras, calma...

Mas a cidade é famosa pelo Centro Histórico
O passeio pelo centro histórico começou pelo Antigo Portão de Armas e a Muralha

    Antiguo Portal                                                                                                                Muralla
Praticamente todas as ruas do centro histórico tem esse calçamento de pedras: 

Calle de los Suspiros tem esse nome, bom, porque se ouviam "suspiros" nessa rua durante as noites. hehe A rua é bem próxima da muralha.
Calle de los Suspiros
Na foto abaixo, o que se vê na frente do farol são as antigas ruínas do convento franciscano San Francisco Xavier, construído lá por 1683 a 1704, e que sofreu um incêndio no século XVIII. Vale a pena subir os degraus do farol para se ter uma vista geral de Colonia.
Faro y ruinas del Convento de San Francisco Javier - Vista desde el Faro
Basílica del Santísimo Sacramento/La Iglesia Matriz é a mais antiga do Uruguay. Um raio já caiu na igreja no século XIX, o que gerou uma explosão no depósito de pólvora.   
Basílica del Santísimo Sacramento 
No almoço, numa cidade uruguaia, nada melhor que um boa carne (asado! jeje), almoçamos no restaurante Pulperia de los Faroles, muito bom e um dos únicos que estavam abertos quando decidimos almoçar (já era umas 4 da tarde, rs), sentamos nas mesas de fora na rua, na Plaza Matriz, e de prato principal peguei carne com queijo, pra que melhor?! E claro, estando em qualquer cidade do Uruguay, não deixe de tomar uma taça de medio y medio, ou a garrafa... rs... a cidade fica ainda mais divertida depois disso. hehehe

Para quem quer conhecer Colonia mais tranquilamente, sem machucar tanto os pézinhos, existem aluguel de carrinhos, bicicletas, motos... basta chegar lá e já se encontra alguém alugando.
O bom de andar por Colonia é ouvir muito pouco de português (brasileiros no geral não gostam de cidades históricas), e ouvir muito espanhol (óbvio), inglês, francês, japonês (ou era chinês? não sei, sorry), alemão...
Pra conhecer mais da história de Colonia, os museus tem um "pacote", se paga uma taxa meio que simbólica e o turista pode visitar os museus por 2 dias, museu indígena, português, dos azulejos, espanhol... Infelizmente só ficamos 1 dia, não vimos todos, mas deu pra ver alguns. 
Agora falta voltar um dia pra lá e ficar num dos hoteizinhos em torno das principais praças do centro histórico, conhecer a Plaza de Toros e mais. Inté,


                                          Fotos tiradas em 2010, por mim, e/ou pela minha irmã. hehe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário